sábado, 18 de setembro de 2010

Não me acorde!

O passado é prólogo. Termos acontecimentos dão força a esta frase transforma tudo que veio antes em preliminar,em mero antecedente ou para usar outro termo literário, em prefacio. Você se da conta de que tudo que ouve até ali toda uma vida, toda uma historia foi simplesmente preparação para aquele certo momento depois do qual nada será como era. E o passado o passado ganha uma lógica que não tinha, você passa a entender tudo em retrospecto, tudo tinha um sentido que você apenas não perceberá na falta do momento máximo. A vitória do grêmio em Tóquio em 83, os anos medíocres, o quase rebaixamento, as finais desperdiçadas,os vexames,as desilusões, tudo era prólogo para ontem. Agora ficou claro,agora ficou lógico.O próprio destaque como melhores do mundo conquistado pelo Barcelona e pelo Ronaldinho fazia parte da preparação para o nosso 17 de dezembro, que não teria o mesmo gosto épico se o adversário fosse outro,tudo era armação para a aumentar o brilho e o drama do nosso momento mágico...Tudo se encaixava,ou você pensa que a saída do Pato e do Fernandão foi obra do acaso? Este autor sem imaginação. O resultado veio sendo construído aos poucos,desde antes da fundação do Internacional,antes de Pedro Álvares Cabral,antes de Omero e das pirâmides, e eu sabia que avia uma justificativa histórica para o topete do Gabiru. A dias a leitora Poliana Lopez me lembrou de um texto que eu havia escrito e esquecido, ela teve a gentileza de me mandar o texto e eu peso licença para repeti-lo agora, era assim: 

“Meu caro Colorado,desculpe esta carta a céu aberto, é porque não sei seu nome nem seu endereço, na verdade só vi você na rua de mãos dadas com seu pai e cercado por seus irmãos que vestiam a camiseta do grêmio, suponho que fossem seu pai e seus irmãos,você estava com a camiseta do Internacional, quase parei o carro para olhar melhor, mais não era miragem,você tinha uns 4 ou 5 anos e estava de camiseta vermelha,seu pai vestia uma camiseta branca exemplarmente neutra, mais posso imaginar como tem sido sua vida em casa, as provocações, os petelecos, a flauta o martilho, e lá estava você de camiseta vermelha, o antigo escudo orgulhosamente no peito desafiando todas as provações, não sei se você sabe que vários Colorados da sua geração não agüentaram e trocaram de time, levaram pais e avós ao desespero, mais não suportaram a pressão do sucesso gremista...Você agüentou!
 Você não sabe mais é um herói, e fiquei pensando que quando for nossa vez de novo teremos certamente a torcida mais dedicada,fiel,convicta e feliz do Brasil, porque será a torcida dos que resistiram, agüente só mais um pouco. Meus respeitos, mais isso tudo pode ser apenas só mais um sonho... Se for, por favor não me acorde!” 

(Luiz Fernando Veríssimo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário